terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cuidados com os pezinhos de seu bebê

Os pés do bebê possuem ainda uma estrutura frágil. É bom se certificar da escolha correta de calçados infantis, uso das meias, cuidados com as unhas e outros a fim de prevenir problemas e manter os pezinhos de seu bebê sempre protegidos. Que tal conhecer alguns cuidados?


De pés descalços


Primeiro meses de vida de seu bebê, nesta fase a criança passa a maior parte do tempo deitada sendo aconselhável manter os pés descalços caso a temperatura ambiente não estiver muito baixa. Com o tempo surgirão os primeiros passos. Esta é uma fase importante em que se deve estimular o contato dos pezinhos com a superfície para desenvolver a musculatura.


Pés de bebê

Cuidados na hora de escolher os calçados


Como em toda fase de crescimento devemos nos precaver na escolha de calçados para não surgirem deformidades e problemas posteriores. Primeira coisa a se certificar é que o calçado não está apertando o pé da criança tanto na compra de um novo como também no de uso diário. O mesmo deve ajustar-se corretamente ao tamanho do pé da criança permitindo os movimentos de forma natural.

dafiti-infantil

Os sapatos são como fosse um molde e a cartilagem no pé do seu bebê é um pouco como gelatina. Ele vai tomar a forma do molde, por isso, se os sapatos não se encaixam corretamente, pode causar danos permanentes aos seus pés.
Adquira calçados com o formato do bico arredondado. Para manter firme o pé, o calçado deve proporcionar um bom encaixe do calcanhar. Importante também é que os mesmos tenham um sistema que permita uma boa fixação para que os pezinhos não saiam com facilidade como cadarços, velcros, etc.



Calçado meninaCalçado menino


Uso de meias


Para evitar a formação de bactérias e agentes fúngicos na pele e unhas dos pés deve-se evitar meias que aumentam o suor. O calor e a umidade contribuem para esta formação. Prefira as meias de algodão e de tamanho ligeiramente maior que o pé.


Higiene


Após o banho certifique-se de secar os pés, principalmente na região entre os dedos.
Manter as unhas curtas e limpas. Corte pelo menos duas vezes ao mês.


Outros cuidados


Abaixo segue uma lista de outros cuidados importantes:



  • Evite o contato dos pés das crianças em superfícies úmidas para evitar micoses.

  • Não são aconselháveis os uso de calçados de plásticos prefira os de couro.

  • Os pés precisam respirar, portanto faça um rodízio de calçados deixando os não utilizados ao ar livre.

  • Evite calçar os pés de seu baixinho com o mesmo tênis por vários dias seguidos.

  • Verifique aos primeiros passos algum problema de marcha ou andar diferente, caso seja necessário consulte um ortopedista.

  • Caso perceba algum doença característica na pele ou região dos no pés procure um dermatologista ou podólogo especializado.


Tão importante estarmos sempre atentos à saúde e qualidade de vida de nossas crianças. E os pezinhos também requer este carinho. E vocês estão atentos a estes cuidados?


Fontes:
Step by step: caring for your baby's feet - Mother & Baby
Caring for your child's feet - Babycentre



AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.