quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dicas para escolher um bom tênis para a prática de corrida

Você percebeu que sua vida está sedentária e decidiu que a prática de corridas é a atividade que tem mais ver com seu estilo. Além de uma avaliação médica e até, se necessário, uma avaliação física com um profissional da área para determinar um treino personalizado, você deve adquirir um tênis adequado para este tipo de atividade.


Largue de mão qualquer tipo de calçado que tenha passado pela sua mente. Isto pode te prejudicar. Você não quer se lesionar, não é?


Então o que você deve saber para escolher um bom tênis para prática de corrida?



De que forma você tem pisado?


Cada indivíduo tem um tipo diferente de pisada que vai de acordo com a parte do pé que exerce mais força. É preciso identificar este tipo de pisada para determinar qual tênis ideal ao seu perfil. Mas como você irá identificar?


A maioria das principais lojas de artigos esportivos oferece este serviço de identificação da pisada. Mas uma avaliação com um fisioterapeuta especializado em baripodometria, que é um exame mais direcionado para este tipo de identificação, (ver vídeo) sempre será bem vinda para diagnosticar possíveis problemas e até indicar palmilhas para sanar algum problema com pisada excessiva.


Você nunca percebeu uma dor no joelho ou na região lombar? Você não está disposto a começar a correr assim. Correto?


Corredor

Três tipos de pisadas


Basicamente existem três tipos de pisadas (Veja mais detalhes na figura a seguir):



  • Pisada pronada - É quando a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia uma rotação para dentro;

  • Pisada supinada - É o inverso da pronada e se procede quando o calcanhar toca o chão e o pé inicia uma rotação para fora;

  • Pisada neutra - Começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.


Tipos de pisadas
Figura - Tipos de pisadas

Sabendo de antemão seu tipo de pisada e das orientações dos profissionais de saúde é hora de determinar uma coisa importante. Que tipo de treino você pretende praticar?


Local e tipo de treino


Tão importante quanto identificar o tipo de pisada é determinar na modalidade de corrida o tipo de treinamento e o local de treino. Alguns tênis serão indicados para competições e treinos em ritmo rápido, outros para trote leve. Talvez você corra em terrenos irregulares tipo trilha, já para terrenos mais duros escolha os que proporcionam mais amortecimento. O tipo de treino vai determinar qual tipo de amortecimento seu tênis requer. Para cada ocasião é possível encontrar tênis com tipos de amortecimentos diferentes.


Agora sim


Você já sabe seu tipo de pisada, sabe onde quer correr, sabe qual seu tipo de treino. Sugerimos agora que você entre nos sites de fabricantes de calçados , escolha aquele modelo que mais te agrada e que se enquadra no seu perfil de pisada, tipo de treino e local, e de amortecimento adequado para a ocasião. Depois é só decidir em qual loja comprar.



Fontes:
10 Tips for Choosing Athletic Shoes - WebMD
How to Choose A Running Shoe - therunningadvisor.com
Como escolher o tênis adequado para a prática de corrida de rua - globoesporte.com



AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

2 comentários:

  1. É de fundamental importancia que se adquira um tênis adequado ao tipo de pisada para que não ocorram lesões. Já tive muitos problemas no passado por utilizar qualquer tipo de calçado. Ótimas dicas este artigo fornece. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo Paulo Lima Soares. Temos que nos precaver para não surgir as temidas lesões. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.