sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O "Encantado Mundo dos Esmaltes"

Não teria o menor sentido um blog que se propõe a falar sobre pés que não fale também sobre beleza das unhas. Não é mesmo? Falamos bastante de saúde, mas nos propomos a também falar de estética. E como os cuidados com a aparência é a bola da vez, este artigo será dedicado àqueles vidrinhos que proporcionam brilho nos olhos das mulheres. Não estou falando de colírio, não, rsrsrs. Refiro-me a algo que causam brilho no olhar e nas unhas das mulheres.
Bem-vindas ao
“Encantado Mundo dos Esmaltes”!

Este post tem o intuito de ser um pequeno e despretensioso Guia sobre assuntos relativos aos esmaltes. Vocês conhecerão (se já não conhecem, rsrsrs):


Sintam-se a vontade!



Um pouco da História dos Esmaltes


O uso do esmalte á algo muito difundido nos dias atuais. É quase uma unanimidade entre as mulheres e também um item obrigatório para quem quiser ficar mais bela. Mais quando iniciou esta paixão por unhas decoradas? Quando surgiram as primeiras aplicações de esmaltes?

Existem relatos que no Antigo Egito, egípcias já aplicavam uma tintura de Henna nas unhas. As mulheres integrantes da realeza do Antigo Egito se destacavam por utilizar cores vibrantes. Cleópatra e Nefertiti aderiram ao uso. A primeira tinha preferência por um tom vermelho-escura e outra gostava de um esmalte de tom rubi.

E não só as mulheres tinham o hábito de enfeitar as unhas. Acredita-se que antes de sair para batalhas decisivas, comandantes do Império Romano e do Antigo Egito pintavam suas unhas.

Datados de três mil anos antes de Cristo, Manuscritos de Dinastias Chinesas também relatam o costume de pintar unhas. Para quem ocupava um lugar privilegiado na hierarquia social era costumeiro o uso de tons vermelhos e pretos. As cores utilizadas nesta época variavam de acordo com a classe social.

Posterior a estas fases da História descrita acima não houve grandes evoluções tecnológicas no que se refere ao tratamento de unhas. Isso até o século XX, mas precisamente na década de 20, quando Michelle Menard criou o esmalte da forma o conhecemos hoje, inspirado nas tintas para carros.

Michelle Menard era uma maquiadora Francesa que procura um verniz que as mulheres pudessem colorir suas unhas. Os irmãos Revson e o químico Charles Lachman acreditaram na ideia e montaram uma fábrica para produção dos esmaltes. Até então os irmãos Revson usavam o verniz que se tornara esmalte para tinturas de carros.

A empresa de esmaltes foi batizada de Revlon (o “L” no lugar do “S” era para Lachman). As primeiras amostras eram armazenadas questão era um pote de porcelana que continha uma pequena quantidade de um creme que produzia um tom de rosa bem natural ao ser passado nas unhas.

Os esmaltes começaram a ser comercializados em de salões de beleza e de cabeleireiros e posteriormente foi expandindo para lojas de departamentos. Em pouco foi possível atingir grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth, que aderiu ao uso. Depois disso foi fácil conquistar o mundo.
Hoje, passado décadas é inegável o sucesso que estes tubinhos conseguem fazer. É um verdadeiro case de sucesso que transformou a indústria da beleza.

Tipos de esmaltes


O esmalte é a estrela principal de um Kit de manicure/pedicure. Hoje existem esmaltes com diferentes características para obtenção de distintos resultados. Entre eles se destacam:

Esmaltes para Carimbos
O nome já diz tudo. Trata-se de um esmalte especial para dar carimbadas de desenhos em unhas. Para o processo de "carimbagem", além do esmalte, são necessários o uso de uma plaquinha com modelos de desenhos e um carimbo.

Craquelados
Os esmaltes craquelados são aqueles que proporcionam um efeito visual de rachaduras nas unhas. Antes de seu uso é necessário a aplicação do esmalte que definirá a cor de fundo de forma contrastante.

Emborrachados
São esmaltes de cobertura especial que deixam as unhas com efeito emborrachado

Cremosos
São os esmaltes de acabamento mais tradicional. Tem um alto poder de cobertura e coloração mais intensa.

Flocados
Esmaltes flocados proporcionam efeitos ultra-brilhantes e multicoloridos causados por pequenos flocos coloridos.

Foscos
Possuem a característica de terem pouco brilho. O efeito obtido é como se fosse uma versão dos cremosos, mas opacos.

Foto cromáticos
Esmaltes Foto cromáticos são aqueles que quando absorvem a luz solar proporcionam alteração de cor.

Glitter
As principais característica deste esmalte são o efeito especial de brilho e cores intensas sobre as unhas.

Hipoalergênicos ou 3-Free
São fabricados com o intuito de minimizar possíveis surgimentos de alergias. Para isso evita-se a inserção das substâncias Tolueno, DBP e Formaldeído em sua composição.

Holográficos
Os esmaltes holográficos contém micropartículas que refletem luzes multicoloridas, criam um efeito de prisma e de mudança de cor conforme a iluminação.

Metálicos:
Como o nome já diz, o acabamento destes esmaltes fazem suas unhas parecerem de metal.

Nakarados:
São uma mistura de um perolado com um transparente ou cremoso num mesmo produto.

Perolados
Proporcionam um acabamento transparente de brilho delicado e suave ao esmalte, como uma pérola.

Transparentes ou Translúcidos
Proporcionam uma fina camada nas unhas com leve coloração.

Esmalte + Criatividade = Obras-primas


É impressionante como um pouco deste famoso verniz sintético somado a muita criatividade podemos obter ótimos resultados. Verdadeiras obras-primas criadas por excelentes manicures artistas!


Mundo dos esmaltes


Semana de moda dedicada às unhas



O mundo dos esmaltes ganhou tal proporção que hoje já existem eventos dedicados a beleza das unhas. A partir de 2011 surgiu a NFW Beauty Trends. Que é uma "semana de moda" totalmente dedicada às unhas. Nela são apresentadas tendências, novidades e dicas de cuidados com as unhas. O grande destaque deste evento são os desfiles criativos de dedos com unhas decoradas.

Abaixo vídeo do desfile da Avon Color Trend na segunda edição do evento realizado em São Paulo, apresentando duas coleções: "Conto de Fadas às Avessas", e "Todo Dia é Dia de Festa":



Marcas


Abaixo segue uma relação incompleta de fabricantes de esmaltes. Esta pode ser usada para consulta posterior. O intuito é manter uma lista com nomes das empresas e correspondes links para seus websites para fonte de pesquisa.
Esta lista não tem a pretensão de encerrar por aqui. Nela pode conter algumas omissões, ou até páginas e empresas que não existam mais.

Esmaltes Nacionais
5Cinco
Esmaltes Adriane Galisteu
Esmaltes Ana Hickmann
B.U
Esmaltes Barbie
Blant Colors
Capricho
Colorama
DNA Italy
Fina Flor
Esmaltes Hits
Esmaltes Impala
La Femme
Ludurana
Passe Nati
Risqué
Super Pérola
Esmaltes Top Beauty

Esmaltes Importados
Artdeco
Bourjois
Mavala
Esmaltes O.P.I
Revlon
Sally Hansen

Conclusão



Há muito que se falar sobre este Encantado Mundo dos Esmaltes e sempre haverá. Você pode contribuir com a gente deixando um comentário sobre este tema. Uso o formulário abaixo. Pode ser uma dica, um vídeo, um link, uma declaração de amor, rsrsrs... Seja o que for desde que seja relacionado à complementar e melhorar este artigo.


Fontes:
História do esmalte | www.historiadomundo.com.br
History of Nail Polish - www.lavillanailspa.com
La Vitta - Informações Sobre Esmaltes - La Vitta Cosmética
Conheça os diferentes tipos e efeitos de esmaltes - Mulheres Odeiam
Avon Color Trend no Nails Fashion Week 2012 - avoncolortrend
Marcas - www.coresdeesmaltes.com.br
Esmaltes por Marca - Esmaltes da Kika

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.