terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Esporão de calcâneo realmente causa dor?

É possível que alguma época da vida, próximos dos 30 ou 40 anos, podemos se acometidos por uma dor incômoda na região do calcanhar. Esta dor traz certas limitações para a pessoa entre a elas a dificuldade para pisar. Ela é comumente associada ao esporão de calcâneo. Algumas pessoas até usam palmilhas para aliviar a dor.
Muitas vezes o esporão é rotineiramente encontrado em um exame de raios-X nos pés especialmente quando uma pessoa sofre de dor no calcanhar. Mas será que o esporão de calcâneo realmente a causa da dor?

O que Esporão de calcâneo?


Primeiro vamos definir o que é esporão do calcâneo.
É uma protuberância óssea, que surge geralmente na base do osso calcâneo (denominação para o osso do calcanhar) que se encontra na sola do pé, podendo também surgir na região posterior do mesmo. Esta protuberância é decorrente de uma calcificação causada por microtraumas repetidos.
Esporão de calcâneo

O esporão em si geralmente não causa dor no calcanhar


O esporão de calcâneo pode estar presente mesmo quando uma pessoa não está sentindo dor. É um achado secundário e geralmente não é a causa real da dor no calcanhar, tanto que raramente exigem a remoção cirúrgica. A simples existência de um esporão não é suficiente para causar dor em cerca de 95% dos pacientes.
Chega a assustar seu formato pontiagudo, mas a "dor" do esporão não ocorre porque ele espeta alguma estrutura ao seu redor. Microtraumas repetitivos causados pelos esforços que nossos pés suportam são os responsáveis pelo processo inflamatório local, e isso sim causa a dor.
No caso de existência de inflamação pode ser indicado o uso de palmilhas para reduzir a pressão local, uso de calçados com bom amortecimento no calcanhar, perda de peso e alongamentos para redução da dor e bem estar nas atividades do dia-dia.
Para aparecer a o esporão são necessários vários meses ou anos com microtraumas na região. Ele é apenas um sinal indireto de que a região sofreu esses traumas.
Uma lista de infortúnios podem ser a causa de dores nos pés. Portanto sempre consulte um ortopedista.
Para saber mais sobre dores na região do calcanhar sugerimos que leia também nosso artigo sobre fascite plantar.
E você possui esporão no calcanhar?

Fontes:
ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar - MD.Saúde
Esporão de Calcâneo - Fascite Plantar - Dr. Marcos Britto da Silva



AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.