quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que é Fascite Plantar?

Assim como no esporão de calcâneo, microtraumas repetitivos causados pelos esforços em nossos pés são os grandes responsáveis pelo surgimento da fascite plantar.
A fascite plantar gera muita dor e traz dificuldades para fixar o pé no chão.
Você está acima do peso? Trabalha em pé? Usa salto? Ou tem aumentado a carga de exercícios ultimamente em algumas modalidades esportivas?
Se você respondeu sim para pelo menos para uma destas questões, CUIDADO! Caso esteja sentindo dor principalmente na região abaixo do calcanhar pode estar acometido deste mal.
Neste artigo você vai conhecer a principais causas, sintomas, tratamentos e formas de prevenção da fascite.
E você já conhecia a Fascite Plantar?

O que é fascite plantar?


A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar que ocorre pelo esforço excessivo da região. A fáscia plantar fica localizada ao longo da superfície inferior do pé, do calcanhar até o ante pé. Geralmente, o local com maior incidência de inflamação da fáscia é próximo à sua ligação com o osso calcâneo.
fascite plantar


Quais são as possíveis causas?


Entre as causas que da fascite plantar se destacam situações e /ou atividades que em excesso podem causar sobrecarga na região da fáscia plantar como:


  • Atividades profissionais que exigem ficar em pé por longas horas;

  • Aumento repentino de carga em algumas atividades físicas;

  • Uso de sapatos inapropriados para seus pés;

  • Uso de salto alto;

  • Sobrepeso corporal;

  • Possuir pé calvo ou chato;



Quais são os sintomas?


O principal sintoma é a dor na planta do pé. Esta dor pode se localizar especialmente na região abaixo do calcanhar. O evento da dor pode ocorrer em situações que a fáscia plantar está na posição de repouso e em seguida é alongada. Como por exemplo ao colocar o pé no chão e dar os primeiros passos.

Tratamento


Em um primeiro momento o tratamento pode ser de forma conservadora. Seu médico pode prescrever anti-inflamatórios e analgésicos. Em casos de muita dor é necessário não fazer esforços.
Sessões de fisioterapia são indicados para fortalecer a musculatura da parte inferior da perna e alongamento da fáscia plantar para estabilizar o tornozelo e o calcanhar.
Para reduzir a tensão na fáscia plantar é interessante utilizar calçados e palmilhas para melhorar o amortecimento do pés e absorção de impacto no calcanhar.
Em pacientes obesos é sugerido uma redução no peso.

Como prevenir a fascite plantar?


Como forma de prevenção é importante que sempre que for praticar algum esporte principalmente de corrida execute um alongamento. Para quem trabalha em pé, sempre que possível, alongue os músculos dos membros inferiores. Usar palmilhas com acolchoamento do calcanhar e um calçado apropriado para seu tipo de pisada também é indicado.

Manter-se no seu peso ideal e executar fortalecimento da estrutura muscular também contribuem para prevenção da fascite plantar além de prevenir outros tipos de lesões.
E você já teve experiência com este tipo de lesão?

Fontes:
Plantar Fasciitis - What is plantar fasciitis? | About.com Orthopedics
Fascite Plantar - Pés Sem Dor
FASCITE PLANTAR | Dor no pé - MD.Saúde



AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.