quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O que é Reflexologia Podal?

A Reflexologia consiste no estudo dos efeitos reflexos no organismo humano. Ela considera que certas regiões do corpo denominadas de plexos nervosos são interligadas a órgãos e também a outras partes do corpo. E quando estes plexos nervosos são estimulados podem restabelecer o bom funcionamento de sua área de interligação correspondente. Esta estimulação também pode ser obtida através manipulação nos pés para fins terapêuticos. E é baseado nesta premissa que poderemos entender melhor o que é Reflexologia Podal.

Este são os seguintes tópicos expostos neste post:

O que é Reflexologia Podal?



O livro A Biblia da Reflexologia é um best-seller sobre o assuntoA Biblia da Reflexologia


Conhecida também como Reflexoterapia, a Reflexologia Podal é uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estimulação em pontos precisos (pontos reflexos) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
Esta terapia parte do principio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés.

Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estimulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo.

História


Convém não estabelecer qual cultura descobriu a Reflexologia. Relatos indicam que várias civilizações da Antiguidade como Egípcios e Chineses já praticavam algo parecido com métodos similares a esta técnica.
Já em meados do século XV países Europeus, como Alemanha e Inglaterra já aplicavam estudos sobre Reflexologia, denominada na época como "terapia de zonas". E fontes indicam que primitivos da América Central e do Norte também já tratavam suas doenças pelos pés.

Mas foi em 1917 que o Otorrinolaringologista, Dr. Willian Fitzgerald, publicou seu livro chamado "Terapia de Zonas", determinando a posição de órgãos e áreas do corpo nos pés. Seus estudos possibilitaram a outra importante figura na história da Reflexologia, Dr. Joseph S. Riley , desenvolver diagramas detalhados sobre pontos reflexos localizados nos pés.

Entretanto a maior contribuição veio da assistente do Dr. Joseph S. Riley, a fisioterapeuta americana Eunice Inghan. Ela foi responsável por separar os trabalhos sobre áreas reflexas, mapeando os pés como um mapa de todo o corpo. Ela passou a orientar seus trabalhos terapêuticos de acordo com este mapa. Por muito tempo ela complementou todo o conhecimento existente com sua própria experiência. Com isto foi possível aperfeiçoar a teoria dos reflexos dos pés. Este trabalho rendeu dois livros: "Histórias que os pés podem contar" e "Histórias que os pés contaram".

Livros sobre reflexologia


Como identificar os pontos nos pés que correspondem aos órgãos e áreas do corpo?


Com auxílio dos Mapas de Reflexologia Podal é possível identificar regiões e pontos reflexos específicos nos pés, bem como as partes do corpo correspondentes.
Mapa da Reflexologia Podal

A partir dos pontos indicados no mapa podemos estimular determinada área do pé que consequentemente também estimularemos sua área corporal correspondente. Esta estimulação ajuda a aliviar o estresse, a dor e a tensão muscular, entre outros benefícios para saúde.

Para conhecer mais os benefícios da Reflexologia Podal para sua saúde, sugerimos que leia o seguinte artigo:
Seu bem-estar através dos pés. Conheça a Reflexologia Podal

Fontes:
What is Reflexology? – About.com – Alternative Medicine
A Cura através dos Pés… – Centro de Reflexologia da Madeira

Introdução a Reflexologia. – Dr. Abnel Alecrim Andrade – Fisioterapeuta – Especialista en Reflexoterapia – Brasil – revistapodologia.com n° 1



AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.


17 comentários:

  1. Deise Maria Pinheiro Araujo7 de abril de 2013 18:15

    Sou fisioterapeuta. Que fazer download do guia prático de reflexologia podal. E receber todo material e publicações que vcs tiverem.
    Parabéns pelo guia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deise!
    Para receber o material basta assinar nosso boletim preenchendo o formulário acima. Você receberá então um link para fazer o download. Agradecemos por seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. tudo reflexologia localizacoa dos pontos e cuidados a tomar no ato de uma reflexologia podal

    ResponderExcluir
  4. Luiz Alves da Silva30 de julho de 2013 10:45

    Sou um reflexologista, procuro estar sempre bem informado sobre o assunto e pelo visto voces tem bastante material, gostaria de receber materiais e artigos. um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz!
    Quem bom que está acompanhando o blog. Volte sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. […] que você, seguidor do blog, goste da entrevista e que consiga extrair algum aprendizado referente a Reflexologia e aos benefícios que esta terapia pode […]

    ResponderExcluir
  7. […] iniciando por esse artigo uma pequena série de entrevistas sobre Reflexologia com terapeutas especializados na área. Teremos a oportunidade de conhecer melhor também a […]

    ResponderExcluir
  8. […] a terceira entrevista desta pequena série sobre Reflexologia, neste artigo temos como especialista convidada a Aromaterapeuta e Terapeuta Corporal Monik […]

    ResponderExcluir
  9. […] a última entrevista da série sobre Reflexologia, desta vez a especialista convidada é a Reflexoterapeuta Regina Pereira. Espero que você obtenha […]

    ResponderExcluir
  10. […] Para mostrar como os pés são importantes, temos hoje uma técnica chamada Reflexologia Podal, esta terapia parte do princípio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés. Através de estimulação em pontos precisos (pontos reflexos) que Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estímulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo. Para visualizar o “Mapa da Reflexologia Podal” veja o link: http://pesperfeitos.com/o-que-e-reflexologia-podal/ […]

    ResponderExcluir
  11. Simara de Aquino Vasques28 de janeiro de 2014 16:02

    PARABÉNS PELA INICIATIVA, AMO TUDO DO QUE SE REFERE À SAUDE!

    ResponderExcluir
  12. Por gentileza, gostaria de receber todo o material de Reflexologia e publicaçoes que vcs tenham.
    Gostaria de saber como devo proceder para rece-los?
    Sou Réflexotherapeute, no Canada.
    Agradeço antecipadamente.
    Genelci

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostou Amanda. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  14. Sou psicóloga e especializada em psicossomática, adorei o material de vocês. Gostaria de ampliar meu conhecimento em relação a reflexologia, pois tem tudo a ver com meu trabalho

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.