quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Palmilhas ortopédicas posturais e os benefícios de seu uso

Em nosso dia-a-dia dependendo de nossa atividade estamos sujeitos a ficar em pé por longas horas. Imaginou a pressão que isso traz sobre nossos pés? E quando nosso trabalho exige longas caminhadas por corredores e constantes subidas de escadas, você já pensou sobre o impacto que tornozelo sofre?
Muitas vez não estão disponíveis sapatos confortáveis para nossas funções. Qual opção teríamos então para ter mais conforto?

Palmilhas de Silicone


Para quem quer prevenir possíveis lesões nos tornozelos, joelhos e articulações como os tendões uma opção é o uso de palmilhas de silicone. Existem no mercado palmilhas fabricadas com materiais especiais com sistemas anti-impacto.
Algumas confeccionadas com silicone, possuem boa resistência e capacidade de amortecimento, proporcionando um alto grau de absorção de impactos. São macias e flexíveis, ideais para prática de esportes e para o uso diário (Veja onde comprar palmilhas de silicone). Mas caso você já tenha um problema instalado, como lesões especificas dos pés, problemas de postura ou inflamações em membros inferiores o ideal é adquirir palmilhas corretivas com apoios compensatórios. Que tal saber mais?

Palmilhas ortopédicas e posturais


As palmilhas ortopédica posturais são indicadas sob prescrição médica e geralmente são confeccionadas por um profissional qualificado como um fisioterapeuta, ou um técnico orto-protésico.
São fabricadas de acordo com as características individuais da pessoa, do seu tipo de pisada e de sua postura corporal.
Palmilhas ortopédicas

Antes da confecção da palmilha o paciente passa por um avaliação onde informa dados de suas atividades diárias. Também serão avaliados os tipo de pisadas, e serão realizados testes de equilíbrio, mobilidade, entre outros.
Todos estes procedimentos fazem parte de uma técnica chamada Podoposturologia, que consiste em corrigir desiquilíbrios posturais. E quais são os benefícios e indicações desta técnica?

  • Melhora em caso de dores decorrentes da má postura corporal, dores nas costas, pernas, pés e quadris;

  • É indicada como auxílio no tratamento de outros problemas posturais como hérnia de disco, cifose, escoliose, hiperlordose, entre outros;

  • Para tratamento de lesões dos pés como esporão calcâneo, fascite plantar, joanete, etc;

  • É indicada também em casos de problemas circulatórios nas pernas e pés (exemplo: pés diabéticos);
  • Para área desportiva pode ser usada na prevenção e tratamento de lesões.


Reportagem em vídeo sobre o uso das palmilhas





Conclusão


Como podemos ver o uso adequado de palmilhas podem oferecer mais estabilidade ao andar, diminuição da pressão nos pés, melhora na postura e consequentemente diminui o desgaste nas articulações e outros problemas de saúde.
E você faz uso de palmilhas ortopédicas?

Fontes:
Orthotics - Pedorthist
PODOPOSTUROLOGIA - www.anacarolinanascimento.com.br
PODOPOSTUROLOGIA CORRIGE DESEQUILÍBRIOS POSTURAIS - Vila Mulher



AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

4 comentários:

  1. Li a matéria toda e adorei, escreve muito bem !

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran Garcia!

    Que bom que gostou. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.