quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Qual a hora certa para aposentar seu tênis de corrida?

A importância de identificar a hora de aposentar seu tênis de corrida se deve principalmente ao fato de se prevenir lesões. Você pode olhar para seu tênis e pensar: Poxa meu tênis está com uma boa aparência, da para usar por um bom tempo ainda. Mas será mesmo que não está na hora de trocar?


O que dizem as estimativas?



De acordo comas características dos atletas as estimativas variam, mas em média um calçado pode percorrer 800 km. Com isso o seu tênis, embora aparentemente bem conservado, já pode ter perdido muito da características iniciais. Por isso é importante todo cuidado para aumentar a durabilidade de seu tênis. Você pode até não perceber, mas seu tênis pode estar perdendo a forma gradual, a capacidade de absorção de choque e a estabilidade.


Outros fatores que podem determinar o desgaste do tênis


Características individuais do atleta como peso, a frequência de uso, o tipo de treino e o tipo de piso são variáveis que podem contribuir na vida útil de seu tênis. Portanto não existe um prazo fixo para se trocar os calçados, mas é possível verificar quando seu tênis não está sendo mais eficaz. E como proceder?



Veja como identificar sinais de desgastes e ineficiência de seu tênis


Basta que execute esta pequena checkagem a seguir para identificar problemas em seu tênis:



  • Através da inspeção visual na entressola é possível identificar problemas. Verifique se ela não está com fissuras ou bastante comprimida;

  • Verifique também em uma superfície plana se existem áreas gastas que causam inclinações do tênis para um lado ou para o outro. O desequilíbrio pode causar lesões;

  • Seu corpo pode te dar sinais. Dores e lesões podem indicar uma nova troca de calçado.


Tênis de corrida muito desgastado
Tênis muito desgastado

Sabemos que um bom calçado pode auxiliar em um bom desempenho nos treinos ou em uma prova. Por isso é de fundamental importância identificar o momento para trocar de par. E você conhece outra forma de identificar a hora de trocar seu tênis de corrida?


Fontes:
Como escolher o tênis adequado para a prática de corrida de rua - globoesporte.com
Cuide bem do seu pneu - Runner´s World Brasil

Um comentário:

  1. I like this post, enjoyed this one appreciate it for putting up.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.