quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cutículas saudáveis. Como mantê-las?

Com intuito de melhorar a beleza pessoal é comum um tratamento de rotina na manicure. Embelezamento das unhas é um dos serviços mais procurados entre as mulheres. Afinal quem não quer manter mãos e pés sempre belos?
Um hábito comum em alguns salões de manicures, principalmente no Brasil, é o ato de tirar as cutículas.Tudo isso em prol da beleza e de querer sempre estar com as unhas impecáveis.
Para conseguir um melhor acabamento na hora de passar o esmalte, algumas manicures acreditam que este procedimento é o ideal. E algumas clientes também compartilham da mesma opinião.
Mas será que tirar a cutícula é um hábito saudável?

Entendendo a função das cutículas


A cutícula é uma camada de pele espessada que bordeja a unha. Tem como função proteger a Matriz Ungueal da exposição à bactérias e outros agentes. Matriz Ungueal é o local onde se dá origem a unha, e é chamada também de raiz da unha.

Quais os problemas ao se tirar a cutícula?


Tirar cutículas

Ao retirar as cutículas você está eliminando uma proteção natural para as unhas. Acaba então por se tornar um a "porta de entrada" para o desenvolvimento de infecções. Algumas pessoas podem até necessitar de tratamento médico por desenvolverem infecções agudas ou crônicas na base das unhas. Por isso deve haver todo um cuidado porque infecções repetidas podem provocar deterioração dos dedos, unhas irregulares, tortas ou encravadas.
Outros agravantes que podem contribuir para infecções, por exemplo, pelo vírus da hepatite, são as higienizações não adequada de instrumentos de manicure/ pedicure, o não uso de materiais descartáveis e uma possível falta de higiene nas mãos de quem manuseia instrumentos cortantes, como o alicate.
E os problemas não se encontram somente em quem tira a cutícula com alicate. Pessoas ansiosas com mania de roer as unhas e cutucar as cutículas podem se prejudicar da mesma forma com tal hábito.
Mas se não pode cortar o que fazer para manter as unhas bonitas?

Mantendo as unhas saudáveis e bonitas


Poxa, você pretende fazer aquela unha decorada e acha que a presença de cutículas é um empecilho para obter o resultado esperado? Pois saiba que no mercado se encontram produtos que reduzem e hidratam as cutículas. São produtos específicos que prometem deixá-las mais finas e menos perceptíveis. Com isso é possível você manter suas mãos, pés, unhas e cutículas sempre bonitas. E o mais importante, saudáveis.
Abaixo listamos para você produtos como hidratantes e cremes repara redução de cutículas:
Cuidado das cutículas

Antes de qualquer coisa é importante verificar se você não possui nenhuma alergia aos componentes da fórmula de qualquer produto. Agora que tal conhecermos melhor cada um deles?


1 - Complexo redutor de cutículas Mira Cuticle Avon
O Mira Cuticle promete a redução das cutículas. Deve-se usar massageando a cutícula em pequenas quantidades do produto. Durante a primeira semana de use em dias alternados. Após este período, aplique pelo menos uma vez ao dia.


2 - Cera nutritiva unhas e cutículas Granado
Esta cera promete dar hidratação, maciez e regeneração das cutículas. O produto é composto por cera vegetal de cereais associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones. É indicado que use o produto diariamente de duas a três vezes ou sempre que sentir necessidade. Aplique espalhando a cera na região das unhas e cutículas até completa absorção.


3 - Bepantol Pomada
O principio ativo do Bepantol é o dexpantenol, conhecido também como vitamina B5, que estimula a cicatrização e regeneração da pele. Esta pomada tem muitas indicações. Ela pode auxiliar na hidratação das cutículas aplicando uma fina camada de duas a trés vezes por semana.


4 - Amolecedor de Cutículas Risqué
Este produto vem na mesma embalagem dos esmaltes da Risqué, e promete tratar e hidratar a cutícula, fazendo com que ela cresça mais lentamente e mais fina.


Conclusão


Vimos que é possível manter unhas e cutículas bonitas e bem tratadas sem prejudicar a saúde com métodos mais agressivos. A grande questão é mudar o velho costume e partir para as alternativas que o mercado oferece através de seus produtos.
E você ainda tira suas cutículas?

Fontes:
Cortar unhas retas e não tirar cutícula evitam problemas em pés e mãos - Bem Estar
Tirar as cutículas faz mal? - Nathan Chandler - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Doctors Advice for Nail Care: cuticles, fingernails, hangnails and more - www.drbaileyskincare.com
Tirar ou não as cutículas? Eis a questão, com prós e contras médicos e estéticos elucidados - Uol Mulher
Cuidando das Cutículas - Viciadas em Esmaltes
Folheto Avon - www.folhetoavon.com.br
Risqué Tratamento - Risqué



AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.