quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quando é indicado o uso de calçados de segurança?

Nem todos tem o privilégio de usar o calçado que bem desejam na hora que bem entender. Alguns profissionais no exercício de suas funções têm a necessidade de usar sapatos especiais. E por quê? Por que algumas de suas atividades diárias podem proporcionar algum risco para sua integridade física, em especial na região dos pés.
Normalmente as áreas que mais se utilizam de calçados de seguranças são as da construção civil e metalúrgica. Mas acredite você que utiliza este recurso deve se sentir privilegiado SIM, por dar proteção aos seus pés. Não só este, mas todo e qualquer recurso que visa sua segurança. Você já se perguntou se todo empregador se preocupa em oferecer equipamento de segurança adequado aos seus funcionários? E você que trabalha em setores de risco está usando adequadamente seu calçado? Você quer chegar ao fim do dia com seus pés fisicamente íntegros?

Entendendo o e que é E.P.I?


Antes de aprofundarmos sobre quais circunstâncias é indicado o uso do calçado de segurança, vamos entender o que é EPI.
EPI, ou Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo, de uso individual utilizado pelo trabalhador, que e destina a protegê-lo contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. E seu uso é garantido por lei, quando comprovada a impossibilidade de adoção de medidas de proteção coletiva no ambiente de trabalho.
Calçados de segurança
Exemplo de calçado de segurança

A legislação que trata de EPI no âmbito da segurança e saúde do trabalhador é estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Capítulo V - da segurança e medicina do trabalho, Seção IV - do equipamento de proteção individual, Artigos 166 e 167. Saiba mais.
Portanto calçado de segurança, entre tantos dispositivos, é um equipamento de proteção individual que não pode ser negligenciado, nem pelo empregador e nem pelos funcionários.

Quais riscos o calçado de segurança proporciona proteção


O calçado de segurança para o uso profissional protege e é indicado quando existem os seguintes riscos:

  • Mecânicos - Impactos de quedas de objetos, choques, esmagamentos, perfurações, picadas.


  • Químicos - Contato com produtos químicos como, líquidos corrosivos, produtos tóxicos ou irritantes.


  • Elétricos - Choques elétricos;


  • Térmicos - Agentes térmicos;


  • Umidade - Umidade proveniente de operações com uso de água.


Além destes fatores citados acima, verifique com o pessoal da CIPA em sua empresa. se existe algum outro fator para determinada tarefa antes de começar qualquer operação.
Outra coisa é verificar e se o calçado esta em boas condições de uso e se oferece um grau de conforto suficiente. Portanto verifique se o número do calçado é apropriado ao tamanho de seus pés, se tem boa estabilidade e se está em bom estado.
Para conservá-lo mantenha a higiene adequada dos pés e do calçado, e siga as instruções de limpeza do fabricante.

Deixe seu comentário sobre sua experiência com calçados de segurança.

Fontes:
O QUE É EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - www.segurancadotrabalhonwn.com
Seção IV - do equipamento de proteção individual - www.cipa.uem.br
EPI Calçado de segurança - www.blogsegurancadotrabalho.com.br/

2 comentários:

  1. Trabalho em um ambiente que exige o uso de sapato de segurança e tenho que dizer não consigo mais trabalhar sem ele por causa dos constantes incidentes

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Paulo. Não dê chance para o azar. Abçs!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.