terça-feira, 7 de maio de 2013

Conheça a Metatarsalgia e aprenda como prevenir

A metatarsalgia é uma dor na região onde estão os ossos dos pés conhecidos como metatarsos. Esses ossos estão localizados entre o tornozelo e os dedos dos pés, geralmente quando ocorre a metatarsalgia, a dor é mais extensa nas extremidades desses ossos. Essa dor normalmente ocorre pelo esforço excessivo dos pés ao sobrecarregá-los.

Conheça a Metatarsalgia e aprenda como prevenir


Muitas pessoas sentem essa dor sem conhecer os causadores da metatarsalgia. Dessa forma, evitam a prevenção, causando o desconforto criado pelo problema. Essa dor é sentida no meio do pé e piora quando a pessoa apoia sobre esse mesmo membro.

Causas da Metatarsalgia



A metatarsalgia ocorre através de hábitos do dia a dia ou por diversos outros fatores, causando calos nas extremidades dos ossos. Isso trás desconforto e dores que são sentidos ao apoiar o membro no chão. As causas mais prováveis são:

  • Sobrecarga nos pés ao realizar atividades como corrida ou caminhada. Muitas pessoas possuem hábitos físicos, em alguns casos essas atividades podem causar o problema. Porém, muitas vezes o simples fato de andar pode causa a dor nos ossos.

  • As mulheres possuem o costume de andar com sapatos com salto. Isso pode provocar a metatarsalgia, pois o salto força os pés, provocando um esforço excessivo dos membros. As mulheres que necessitam usar salto durante o dia, possuem um risco maior de sentir a dor.

  • Uso de sapatos de tamanho ou forma inapropriados aos pés podem provocar a dor, pois em muitos casos, os sapatos podem apertar os membros, aumentando a pressão. Outro problema é com sapatos folgados ou maiores que os membros, estes fazem com que os pés criem atrito com solo.



Como evitar o surgimento da dor



Como o problema está relacionado aos pés, provocando dor e sem que haja tratamentos mais rigorosos para o caso, a melhor solução é prevenir a ocorrência da metatarsalgia. Sendo assim, algumas medidas devem ser tomadas:

  • Utilize apenas sapatos confortáveis, evitando que os pés sejam machucados. Isso pode prevenir o aparecimento da dor. Cada atividade necessita de um tipo de calçado apropriado, por isso, escolha o modelo ideal para cada atividade do dia.

  • Evite o acúmulo de peso sobre os membros. Os pés necessitam de descanso como qualquer outra parte do corpo, por isso, mantenham sempre hábitos que possam manter os pés descansados, evitando a sobrecarga.



Como tratar



Além das prevenções, existem outros métodos que podem aliviar os sintomas da metatarsalgia como:

  • O uso de fisioterapia pode aliviar os sintomas de dor.

  • Medicamentos anti-inflamatórios podem ser recomendados de acordo com orientação médica.

  • O uso de palmilhas ou acolchoamento sob os ossos podem diminuir o sentimento de dor na região.




AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

4 comentários:

  1. SOU PSICANALISTA CLÍNICO, ACUPUNTURISTA, FITO TERAPEUTA ,TRABALHO COM FLORAIS, SOU SEXÓLOGO TERAPEUTA DA FAMÍLIA, SUO JUIZ DE PAZ SOU PASTOR EVANGÉLICO,ENTREI NESTE SITE DIGO POR UM ACASO , PROCURANDO INFORMAÇÃO NA ÁREA .PATOLOGIA GOSTEI DAS ORIENTAÇÃO QUE FOI ME FORNECIDAS. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tenha gostado. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber qual e o meu problema tenho muita dor no pé dores de pontada com quemasao principalmente no dedo qual e o causado adequado

    ResponderExcluir
  4. Selma Maria da Silva26 de março de 2014 12:54

    Gostei das explanações sobre o assunto que buscava, mas ainda fiquei em duvida, tem cura, o tratamento resolve o problema, ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.