quinta-feira, 20 de junho de 2013

Descubra o que são joanetes e seus sintomas

Muitas pessoas possuem dúvidas em relação às doenças que atingem os pés, principalmente quando desconhecem os sintomas de cada problema. Uma das doenças que atinge diversas pessoas, causando muito desconforto é o joanete que é a formação de um calo na parte externa do dedão do pé, ou seja, é um inchaço na articulação do dedão do pé. Essa doença é muito comum, atingindo pessoas de qualquer idade conforme as causas que provocam o problema.

Causas e sintomas do joanete



Essa doença atinge geralmente as mulheres e em muitos casos é passado de geração para geração, além disso, existe ou fator que pode provocar joanetes, o uso inadequado de sapatos que pressionam as pontas dos pés.
Os joanetes podem causar diversos sintomas como:

  • Calos na extremidade externa do dedão do pé. Além disso, a pele pode ficar um pouco avermelhada, deixando os pés com uma aparência menos atraente.
    Joanetes
    Fonte: http://www.flickr.com/photos/maryhodder/6322471499/



  • Dores no local. A dor pode aumentar devido ao uso de sapatos fechados que pressionam o local.

  • Além desses sintomas, há uma deformação óssea do pé, modificando a direção do dedão do pé. Ou seja, o dedão fica virado em direção aos demais dedos.
    joanetes




Tratamento para joanetes



Hoje, a ciências vem evoluindo em questões aos tratamentos para acabar com os joanetes ou melhorar os sintomas e a aparência dos pés. A cirurgia para remover os joanetes passou por melhorias, ficando assim, ainda mais eficiente, além disso, a pessoa que passa por esse procedimento não necessita de auxílio de gesso, o que proporciona uma recuperação mais rápida.

Como prevenir o surgimento de joanetes



É muito difícil conseguir acabar com esse problema sem recorrer à intervenção cirúrgica, Por isso, é importante prevenir o surgimento de joanetes, pois assim, a situação poderá ser controlada, evitando o uso de métodos mais agressivos.

  1. Evite usar sapatos apertados durante o dia, pois assim, o surgimento de joanetes poderá ser evitado.

  2. Use palmilhas de correção. Normalmente, essas palmilhas são elaboradas e receitadas por profissionais especializados. À noite, a pessoa pode optar pelo uso de corretores de joanetes, evitando o agravamento da patologia.


Esses métodos são indolores e indicado por especialista para quem possui tendências em adquirir joanetes, no entanto é fundamental que qualquer pessoa evite o aparecimento dessa doença, por isso, é importante seguir as orientações indicadas por um profissional da saúde. Dessa forma, a doença poderá ser evitada ou ao menos controlada.


AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.