terça-feira, 2 de julho de 2013

Cuidados que as gestantes devem ter com os pés

Os pés são os membros que mais sofrem com as ações de uma pessoa durante o dia, pois aguentam todo peso e carga do corpo. Sendo assim, todos sabem da importância de cuidar deles para que diversos problemas sejam evitados. No entanto, quando a mulher se encontra na fase de gestação esse cuidado deve ser redobrado, visto que além de aguentar o peso da própria pessoa, os pés suportam o sustento da criança que se encontra dentro da barriga da mãe. Por isso, esse artigo irá mostrar os cuidados que as futuras mamães devem ter com os pés, evitando que dores, desconfortos e inchaços aconteçam.

Dicas para evitar problemas nos pés durante a gravidez



gestantes
Fonte: Flickr



  • Faça exercícios regulares: As atividades físicas são extremamente importantes na vida de qualquer pessoa, porém para as mulheres durante a gravidez, os exercícios são fundamentais para manter uma gestação mais saudável. Essas atividades ajudam na circulação sanguínea, fazendo com o sangue circule adequadamente por todo o corpo, principalmente pelos pés e pernas, isso evita o inchaço dos membros. Além disso, auxilia no controle do peso e da pressão arterial, contribuindo para uma qualidade de vida e de gestação adequada.

  • Use meias elásticas: As meias de compreensão podem trazer certo desconforto, principalmente na época do verão, pois esquentam o local. No entanto, para a mulher que desejam evitar o inchaço das pernas, é importante o uso dessas meias, pois elas pressionam as veias periféricas, evitando o acúmulo de líquidos nos membros.

  • Cuidados com a alimentação: As pessoas sabem da importância de manter uma alimentação saudável para a saúde. Durante a gravidez, esses cuidados devem ser dobrados, pois a mulher necessita de mais nutrientes e vitaminas para ter uma gestação saudável e evitar que os pés fiquem prejudicados. Sendo assim, faça o uso de sal moderadamente, diminuindo o máximo possível, pois ele prejudica a saúde dos pés, fazendo com que os mesmos fiquem cada vez mais inchaço, prejudicando a circulação. Evite o consumo de frituras e refrigerantes, dando preferência para alimentos mais naturais e saudáveis. Jamais consuma bebida alcoólica.



Como cuidar dos pés



  • Faça uso de cremes especializados para diminuir o inchaço: Alguns cremes são produzidos para auxiliar na diminuição do inchaço dos membros.

  • Faça massagens após um dia de esforço e coloque sempre os pés para cima, auxiliando na circulação. Esses hábitos evitam o inchaço e contribui para a eliminação de dores na região.

  • Procure sempre acompanhamento médico, pois ele poderá indicar as melhores soluções para ter uma gravidez tranquila e uma qualidade de vida mais apropriada.




AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.