terça-feira, 23 de julho de 2013

Hiperidrose nos pés

Hiperidrose é a produção excessiva de suor em algumas partes do corpo e tem relação com a temperatura produzida pelo organismo. Os pés são membros afetados por esse problema, fazendo com que a pessoa produza suor de forma inapropriada, essa doença é conhecida como hiperidrose plantar. Existem alguns fatores que podem provocar a hiperidrose como: o estresse ou o surgimento de outras patologias como hipertireoidismo, diabetes, alterações hormonais e outras.

Sintomas


As pessoas com hiperidrose plantar apresentam algumas dificuldades devido à produção exagerada de suor na região. Essas dificuldades são sintomas causados pela doença. Dentre elas estão:


  • Desconforto intenso na região. Os pés ficam muito úmidos, fazendo com que a pessoa se sinta desconfortável em qualquer situação.


  • Impossibilidade de usar sapatos abertos. Quando os pés passam a eliminar excessivamente o suor, isso faz com que o uso de calçados abertos como sandálias e chinelos, pois os pés ficam excessivamente molhados, fazendo com que os mesmos escorreguem ao andar com esses sapatos, além disso, a pessoa fica envergonhada devido à aparência dos pés.


  • Em muitos casos, quando o excesso de suor produzido é causado por fungos ou bactérias, os pés podem apresentar um odor muito desagradável. Isso faz com que a pessoa passe a se isolar, causando, muitas vezes, depressão.




Como evitar a hiperidrose



Como foi explicado, em muitos casos a hiperidrose pode causar odores. Para evitar que isso aconteça e cuidar dos pés prevenindo contra o excesso de suor, a pessoa devem manter determinados hábitos.



  • Faça uma boa higienização dos pés e dos calçados, principalmente de sapatos fechados.


  • Utilize produtos anticépticos nos calçados e se for necessário e recomendado por um especialista, faça uso de antibióticos.


  • Evite utilizar o mesmo calçado por dias sem que haja uma limpeza adequada.


  • Evite andar descalço em lugares públicos.


  • Utilize materiais para cuidar dos pés descartáveis ou de uso único.



Tratamento



A hiperidrose plantar pode ser tratada de acordo com recomendação médica. Sendo assim, existem algumas maneiras de cuidar desse problema. Um dos métodos mais utilizados para diminuir a produção de suor é a iontoforese com água da torneira galvânica, porém a cura varia de acordo com o organismo de cada paciente. Outro método para tratar o suor dos pés é a aplicação de injeções de toxina do botulismo, sendo um dos tratamentos mais eficiente, no entanto pode provocar dor, devido ao uso frequente de injeções, pois devem ser tomadas por semanas. Além desses tratamentos, alguns pacientes tem a necessidade de sofre uma intervenção cirúrgica que destrói os nervos que causam a doença, porém qualquer que seja o tratamento escolhido, o mesmo deve ser aconselhado e acompanhado por um profissional da saúde.


AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.