quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Aprenda o que é olho de peixe e como tratar

O tão conhecido olho de peixe é o nome vulgarizado para as lesões hiperceratóricas que acontece na região plantar dos pés, ou seja, é uma verruga plantar que tem como característica ser uma lesão dura com o surgimento de um pontilhado escuro.

Quando uma pessoa percebe o surgimento de uma lesão é necessário fazer o diagnóstico exato, antes de realizar o tratamento para ter a certeza que se trata de uma verruga plantar. Contudo, é fundamental não realizar procedimentos bruscos para remover a verruga sem o auxílio de um profissional e de um tratamento apropriado, pois essas ações podem causar ferimentos sérios, provocando infecções.

olho de peixe


Causa



As verrugas plantares surgem através da contaminação do vírus conhecidos com HPV benigno (Papiloma Vírus Humano). Essas verrugas são muito comuns em crianças, pois o sistema imunológico ainda está em formação, no entanto existem diversos fatores que contribuem para o aparecimento do olho de peixe.


  • O estresse facilita no aparecimento das verrugas, por isso é importante manter uma qualidade de vida sem estresses para que esse problema ou outros relacionados com a saúde sejam evitados.


  • Uso de medicamentos que podem causar a diminuição do sistema imunológico facilitam o surgimento da verruga, pois o organismo do indivíduo passa a ter sua defesa afetada.


  • Pessoas com doenças que afetam a defesa do organismo têm maiores probabilidades de contrair o vírus HPV e desenvolver uma verruga plantar.



Como tratar o olho de peixe



O tempo de tratamento varia dependendo da pessoa e da causa. Geralmente para eliminar o olho de peixe, o profissional da saúde aconselha o uso de pomadas à base de ácido acetilsalicílico, pois esse medicamento elimina a verruga, no entanto, a pessoa deve evitar que a pomada entre em contato com a pele, sendo aplicada apenas em cima da verruga, além disso, é um processo diário, podendo levar alguns dias para obter a cura.

Um medicamento bastante usado para eliminar o olho de peixe e que contém o ácido acetilsalicílico em sua fórmula é o Duofilm Plantar. Este medicamento reduz a espessura da verruga e facilita o processo de remoção mecânica das células infectadas pelo vírus HPV. Lembrando que deve-se proteger a pele sadia em volta da verruga para que não lesione. Lembre-se também que é sempre indicado consultar seu médico.

Duofilm Plantar a um preço acessível AQUI >>

Duofilm olho de peixe

Algumas pessoas, quando contrai o vírus e surge o olho de peixe, utilizam a pomada, porém não conseguem o resultado esperado, quando isso ocorre, normalmente o médico indica a cirurgia dermatológica conhecida como criocauterização. Essa cirurgia remove completamente a lesão plantar, proporcionando a cura para a pessoa. No entanto é fundamental avaliar qual foi à causa do surgimento da verruga para tratar o problema, evitando que apareçam novas verrugas plantares.

É importante que, ao surgir um olho de peixe, a pessoa procure ajuda de um profissional para analisar as causas e obter o tratamento eficiente para o caso.


AVISO


As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

14 comentários:

  1. Qual sao as melhores pomadas para fazer esse tratamento, marcas confiaveis
    pequei olho de peixe, só q esta no inicio,

    Pufavor me ajudem se souberem

    ResponderExcluir
  2. gostei muito ,bem explicado ,sempre que tiver assunto sobre a podologia,gostaria de ler sempre.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tenha gostado Gilda. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá Melissa, tudo bom?
    Conforme já dito no artigo é indicado procurar um dermatologista para ver se existe a necessidade de se fazer uma cauterização, uso de pomadas e talvez até uma estimulação imunológica.
    Sugerimos que procure um profissional.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada
    ja estou procurando um demartologista

    GOSTEI MUITO DESSE site

    ResponderExcluir
  6. minha filha tem 2 anos de idade e esta com olho de peixe na mão e no pé....

    ResponderExcluir
  7. e qual o profisional recomendado??qual o nome??

    ResponderExcluir
  8. ola
    como ja tinha falado eu peguei olho de peixe ....
    estou passando um remedio que o medico passou e uma pomada... logo logo nao terei mais isso

    ResponderExcluir
  9. Retirei com cirurgia e levei 5 pontos cirúrgicos, normalmente qual é o tempo de recuperação? Posso colocar o pé no chão ainda com os pontos?

    ResponderExcluir
  10. Ola gostaria de saber se eu contrair o olho de peixe é porque eu tenho hpv??
    E que medico devo recorrer para retira-lo

    ResponderExcluir
  11. ola eu gostaria de saber se olho de peixe só da no pé....
    e q eu tenho é na mão e pelo q eu pesquisei pode ser olho de peixe então essa é minha duvida...

    ResponderExcluir
  12. vera joana de Freitasv16 de março de 2014 08:19

    Eu eliminei olho de peixe com enxofre em pó. lave bem os pes c agua quente, e coloque em cima do olho de peixe o pó de enxofre e prenda com esparadrapo . Durma assim e na outra noite repita até sumir.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.