terça-feira, 22 de outubro de 2013

REFLEXOLOGIA - Entrevista com a Terapeuta de Reflexologia Iveth Barajas

Olá! Bem-vindo ao Blog Pés Perfeitos!

Continuando nossa série de entrevistas, neste segundo artigo contamos com a participação de uma especialista do outro lado do Atlântico. O nome da Terapeuta é Iveth Barajas, residente na Ilha da Madeira, Portugal, a quem somos imensamente gratos por compartilhar um pouco de seus conhecimentos. Espero que você, seguidor do blog, goste da entrevista e que consiga extrair algum aprendizado referente a Reflexologia e aos benefícios que esta terapia pode proporcionar.

E caso você ainda não tenha acompanhado as outras entrevistas você pode acessá-las, após esta leitura lógico, através dos links abaixo:



Entrevista com a Terapeuta de Reflexologia Iveth Barajas



"A Reflexologia como apoio aos cuidados médicos convencionais, não só auxilia a criança como também aproxima-a os pais, contribuindo para uma vinculação mais segura."

Iveth Barajas




Resumo: Como já citado anteriormente, a Terapeuta convidada deste artigo é a Iveth Barajas do Centro de Reflexologia da Madeira (dados para contato e consulta com a terapeuta veja no fim desta publicação). Nesta entrevista falaremos um pouco de sua trajetória como profissional da área, de aspectos gerais da Reflexologia e especialmente sobre Reflexologia Infantil. Pronto para começar?

BLOG PÉS PERFEITOS: Olá Iveth Barajas.
Primeiramente o Blog Pés Perfeitos gostaria de agradecer por você dispor um pouco do teu valioso tempo para fornecer informações importantes para nosso público. Para começar nossa entrevista gostaria que você se apresentasse para nossos leitores. Conte-nos sobre sua formação e também um resumo das atividades do Centro de Reflexologia da Madeira.


IVETH BARAJAS: Desde já imensamente grata pelo convite, mesmo do outro lado do Atlântico é possivel cruzarmos ideias e opiniões.

Sou Iveth Barajas, Enfermeira de profissão e Terapeuta de Reflexologia, uma paixão que surge logo ao inicio da profissão que exerço. Aparentemente dois pólos opostos visto um ser na área da saúde ocidental e outra na saúde oriental. A Formação inicial Reflexologia surge em 2007, quando abre na minha cidade o Curso Técnico Reflexologia com duração de 1 ano, o gosto implantou-se e inscrevi-me para o 2º ano do Curso Profissional de Reflexologia, este último com um vasto leque de conhecimentos dentro da Medicina Tradicional Chinesa.

E como a semente da Reflexologia foi crescendo e a vontade de alimentá-la também, segui para o Curso de Reflexologia na Gravidez e Parto (maternidade) com ilustre terapeuta Isrealita Mauricio Kruchick. A paixão pelo tema da saúde Infantil fez me enveredar pela área da Reflexologia Podal Infantil com a conceituada Angeles Hinojosa que desenvolveu seu método e o aplica há muitos anos. E para finalizar (por enquanto) e sendo uma novidade fascinante recentemente finalizei a minha formação em Reflexologia Facial com a respeitada Lone Sorensen, que tem a sua terapia fundada nos cinco continentes.

Exerço a minha atividade de Terapeuta de Reflexologia no Centro de Reflexologia da Madeira, este é um centro que disponibiliza à população Terapeutas com elevada qualificação profissional. Neste fazem-se consultas diárias, à população, em consultório e em regime de domicílio também. Para além da prestação pública também fazemos demonstrações várias gratuitas em feiras, eventos sociais e ou comemorações dedicadas à Reflexologia. Aposta ainda na formação de terapeutas e qualifica-os com cédula profissional com grau de reconhecimento europeu através da organização RIEN (Reflexology Internacional Network) e internacional através da ICR (International Council of Reflexologists).


BLOG PÉS PERFEITOS: O foco principal desta entrevista é atingir pessoas interessadas em Reflexologia, mas é possível que seguidores do blog que não conhecem sobre o assunto possam estar acompanhando também. Você poderia definir de forma simples e didática, para pessoas leigas e que estão tendo o primeiro contato com esta técnica, o que é Reflexologia?


IVETH BARAJAS: A Reflexologia, descrita de forma muito breve, é uma Terapia Milenar, das mais antigas da história da humanidade que tinha como principal objectivo devolver ao organismo o seu equilíbrio.

Quer isto dizer que nos nossos pés, por onde passam inúmeros terminais nervosos, mais de 7200, conectados a todos os órgãos e membros e glândulas do nosso corpo, pode ser aplicada determinadas pressões e estímulos que reconduzem o "sinal" e restabelece o organismo. É então uma terapia que se baseia no princípio da existência de áreas reflexas nos pés, mãos e face, que correspondem a todos os órgãos, glândulas, membros do nosso corpo que ao serem estimuladas devolvem o equilíbrio homeostático do nosso corpo. Sem qualquer contra indicação (existem muitos mitos de que existem contra indicações!!!), a única será o cliente não querer. E sem efeitos secundários adversos.


BLOG PÉS PERFEITOS: Agora nos conte como a Reflexologia surgiu em sua vida, por que você decidiu se especializar no assunto e os seus primeiros passos nesta área.


IVETH BARAJAS: Penso que esta questão já a desenvolvi no ponto 1 quando apresentei o meu percurso na Reflexologia. Saliento ainda que, o que me fez especializar nesta área foi deparar-me ainda muito início da minha carreira de enfermagem, sem respostas ou soluções para os meus pacientes, nomeadamente no alívio da dor ou restabelecimentos de determinadas funções corporais perdidas, tais como recuperação pós AVC. E sendo a Reflexologia Não uma terapia Alternativa, mas sim Complementar, decidi alargar os meus horizontes expandir a minha mente e munir-me de ferramentas úteis para o meu dia-a-dia laboral, e com muitos bons resultados.


BLOG PÉS PERFEITOS: Em mundo cada vez mais agitado e estressante, principalmente nos grandes centros, é provável que um indivíduo em algum momento de sua vida possa ser acometido por doenças ou problemas emocionais. Neste cenário quais benefícios a Reflexologia pode proporcionar quando aplicada? Ela também pode ser usada na prevenção de doenças?


IVETH BARAJAS: A Reflexologia como terapia de caracter holístico que enquadra o ser humano em todos os seus aspectos é sem dúvida uma terapia completa que alberga todos esses elementos do ser Humano. E além de ser uma terapia física, com resultados físicos, também é uma terapia energética que devolve e restabelece a energia da pessoa.

Desta forma numa sessão de reflexologia (duração 60 min) o fluxo de energias subtis é trabalhado concomitantemente que se trabalha no intuito de restabelecer qualquer função física. Há sempre uma troca uma partilha de energia entre Terapeuta e Paciente. Pelo que exige ao Terapeuta "estar e sentir-ser Bem" para poder executar um bom trabalho.

Assim sempre que um paciente se dirige a nossa sessão estando ou não emocionalmente afetado, o seu estado anímico melhora visivelmente.

De forma geral a Reflexologia apresenta uma série de benefícios: Aumenta a circulação sanguínea, melhora a comunicação nervosa, melhora a circulação linfática. Normaliza as funções corporais, aumenta a imunidade, alivia a dor e o stress.

E sem dúvida que a Reflexologia é uma terapia preventiva. Por quê? Porque ao ser detetado nos pés depósitos de minerais que estão bloqueando a terminação nervosa e que posteriormente poderá levar a que o órgão venha adoecer, se atuarmos e desbloquearmos a área, a circulação volta a restabelecer-e e o equilíbrio e a normalidade foi devolvida sem que o corpo tivesse dado sinal de doença.


BLOG PÉS PERFEITOS: Existe restrição de idade para aplicação da Reflexologia?


IVETH BARAJAS: A Reflexologia não tem qualquer restrição e qualquer pessoa em qualquer etapa do ciclo vital pode e deve receber Reflexologia. Desde o nascimento até os cuidados paliativos. Desde bebés, Grávidas, Idosos com qualquer tipo de doença. Infelizmente existe muita informação distorcida a este respeito e proclamam-se barbaridades. Uma mulher grávida pode sim receber Reflexologia, desde o inicio ate ao final gravidez e pós parto (eu fiz), pessoas com cancro, diabéticos, etc, etc…. Resumindo todo o publico pode fazer. Salvaguardo que existem áreas homólogas no nosso corpo, quer isto dizer que se meu cliente não tiver um pé posso aplicar lhe o tratamento na sua mão.


BLOG PÉS PERFEITOS: Falemos agora sobre Reflexologia e sua aplicação em crianças. Você poderia explicar para nossos leitores o que é o Método Angeles Hinojosa?


IVETH BARAJAS: A Reflexologia Infantil não é o mesmo que a Reflexologia aplicada ao Adulto. Os bebés e as crianças nascem com o sistema nervoso ainda em desenvolvimento, pelo que o estímulo que é dado terá de ser com uma pressão mais suave, embora firme. A duração também vai variando consoante a idade avança.

Esta é então uma área específica que merece RESPEITO. Desta forma estas são as premissas que um monitor de Reflexologia infantil tem que ter presente.

A minha formação nesta área especifica foi feita através da Associação Espanhola de Reflexologia cuja mentora é a Terapeuta Angeles Hinojosa. O seu Método consiste em nos guiarmos nas premissas descritas e seguirmos o seu plano de ensino aos pais através de sessões repartidas por sistemas. Apenas os sistemas que comummente "adoecem" na infância.

Saliento que ter formação básica de reflexologia no geral é pouco para atender crianças. Sugiro a especialização porque importa conhecer o organismo destes seres pequeninos ainda em desenvolvimento. E nesta especialização é abordado esse mesmo item, a anatomia, as doenças mais comuns, como atuar.


BLOG PÉS PERFEITOS: O Centro de Reflexologia da Madeira disponibiliza um Curso de Reflexologia infantil para os Pais. Por que atribuir a função de terapeutas aos pais? Quais os benefícios desta filosofia de trabalho?


IVETH BARAJAS: Porquê os Pais como Terapeutas? Segundo a nossa filosofia de trabalho, são os pais quem intervêm inicialmente como terapeutas dos seus próprios filhos, já que os bebés e crianças reagem melhor em receber a massagem por parte de quem os ama, ou seja os seus pais, avós ou irmãos. O laço energético entre estes é maior, evitando assim constrangimento por parte do bebé ou criança.

Os benefícios não se fazem apenas ver nos filhos... os pais acabam por sofrer efeitos secundários muito positivos, tais como, auto-confiança, conhecimento mais concreto do organismo dos seus filhos, e uma melhoria no estado da saúde de todos os elementos.

"A Reflexologia como apoio aos cuidados médicos convencionais, não só auxilia a criança como também aproxima-a os pais, contribuindo para uma vinculação mais segura."


BLOG PÉS PERFEITOS: E que dicas você daria para quem quer conhecer mais sobre a Reflexologia com intuito de se profissionalizar?


IVETH BARAJAS: A dica que eu daria seria a seguinte: se realmente quer se profissionalizar invista num curso com muita horas de formação.

Cursos de fim de semana apenas servem para elucidar-se sobre o tema, nunca para atender cliente e ajudá-lo no que precisa. Porque a Reflexologia não é somente pressionar pontos e já está! Aí compraria um livro e a receita feita… Existe algo que convém dominar e aprofundar neste curso: o funcionamento do corpo humano e entender como tudo se processa. Para perceber o porque de estimular o reflexo da supra renal e não o reflexo da hipófise por exemplo! Procure uma escola com certificação Internacional isso traz credibilidade ao seu aprendizado! Não à terapia essa não precisa, pois é milenar e já deu inúmeras provas de que é eficaz.


BLOG PÉS PERFEITOS: O Blog Pés Perfeitos agradece por sua participação Iveth Barajas. E para encerramento desta entrevista aproveite e deixe seu recado a quem está pensando em procurar um tratamento através da Reflexologia ou para quem quer conhecer mais sobre o assunto.


IVETH BARAJAS: Se pretende receber um tratamento Reflexologia pergunte ao terapeuta quantos anos estudou, se olhar para você com admiração e lhe disser que foi curso de um mês ou fim de semana, procure outro terapeuta com certificação válida e aprofundada sobre o assunto, entregue os seus pés em boas mãos e que proporcione o correcto bem estar e normalize o bom fluxo energético ao organismo.


Mais sobre o Trabalho de Iveth Barajas:


Iveth Barajas possui consultório na Ilha da Madeira (Centro de Reflexologia da Madeira). Ela e seu marido, o também Terapeuta, Eduardo Luís, se deslocam até Portugal e para fora deste para ministrar cursos. Para mais sobre os Workshops e Cursos oferecidos visite este link.

Para saber mais detalhes sobre consultas segue dados para contato:
Telefone: (+351) 968173442
E-mail: ivethbarajas@gmail.com

Além do trabalho como Terapeuta. Ela administra as Fanpages Centro de Reflexologia da Madeira, (Re)descobrindo a Reflexologia e Reflexologia Infantil, o Blog
http://www.aprendendoreflexologianamadeira.blogspot.com.br/ e o site http://www.centroreflexologiamadeira.com/

Então gostou da entrevista? Então deixe seu comentário no formulário abaixo e também compartilhe com seus amigos!!!

13 comentários:

  1. Mais uma entrevista com conteúdo de alta relevância. Parabéns a terapeuta e aos administradores do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Ficamos muito felizes com seu comentário Paulo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jussara! Que bom que tenha gostado. Continue acompanhando pois ainda teremos mais entrevistas.

    ResponderExcluir
  5. Lucas Nogueira da Silva22 de outubro de 2013 08:25

    Interessnate saber sobre está integração que a reflexologia pode proporcionar entre as crianças e os pais. Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Realmente é interessante Lucas.

    ResponderExcluir
  7. A Reflexologia pode ser indicada como tratamento para diferentes males. E como a Reflexologista Iveth mesmo disse, não se trata de uma terapia alternativa, mas sim de uma terapia complementar.

    ResponderExcluir
  8. Olá :) agradeço muito os vossos comentários foi com muito gosto que partilho connvosco esta paixão pela arte da reflexologia.
    Acima de tudo acredito no potencial de cura que está dentro de nós...
    Nós terapeutas apenas somos um instrumento que ajudamos a devolver e restabelecer o equilibrio...
    E a Reflexologia Infantil é uma excelente ferramenta de suporte e confiança para os pais e filhos...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Sandra por contribuir com seu comentário!

    ResponderExcluir
  10. Nós é que agradecemos Iveth!

    ResponderExcluir
  11. O Blog Pés Perfeitos agradece novamente a participação de todos nos comentários, agradece a Terapeuta Iveth Barajas por dispor do seu tempo para compartilhar de seus conhecimentos e experiências, e convida a todos para acompanhar a próxima entrevista que será publicada nesta próxima Sexta-feira, dia 25/10/2013.

    Até la. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. ESTOU ME PREPARANDO NA ARIA DE REFLEXOLOGIA POR ACREDITAR QUE POSSO MELHORAR MINHA SAUDE E TAMBEM AJUDAR OUTRAS PESSOAS POREM SINTO QUE PRESCISO ME APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO POIS E MUITO SERIU ESTE TRATAMENTO E LENDO SEU ARTIGO TIVE MAIS CERTSA DISTO GRATA POR DEICHAR ISTO MAIS CLARO P/ MIM EDNA

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.