sexta-feira, 25 de outubro de 2013

REFLEXOLOGIA - Entrevista com a Terapeuta Corporal Monik Ornellas

Olá! Bem-vindo ao Blog Pés Perfeitos!

Chegamos a terceira entrevista desta pequena série sobre Reflexologia, neste artigo temos como especialista convidada a Aromaterapeuta e Terapeuta Corporal Monik Ornellas. Ela que trabalha com Shiatsu, Reflexologia, Reiki, Watsu entres outras outras técnicas e também ministra cursos de Reflexologia. Espero que esta entrevista possa transmitir a você benéficas informações sobre a Reflexologia.

E caso você ainda não tenha acompanhado as outras entrevistas você pode acessá-las, após esta leitura lógico, através dos links abaixo:



Entrevista com a Terapeuta Corporal Monik Ornellas



"...as dores e/ou doenças, além de não serem vilões, são aliados do próprio Bem Estar, pois são como um pedido de SOS de nós, para nós mesmos. Dessa forma, percebem que não existem sintomas isolados e que o corpo é um enorme complexo que troca informações entre si não só em nível físico, mas também mental e emocionalmente, de uma forma real."

Monik Ornellas




Resumo: Como já citada, a Terapeuta convidada deste artigo é a Monik Ornellas (dados para contato e consultas com o terapeuta veja no fim desta publicação). Nesta entrevista falaremos um pouco de sua trajetória, de aspectos gerais da Reflexologia, Reflexologia com foco em Metafísica e também do uso da Reflexoterapia para problemas comuns nos pés (Lembrando que este é um blog dedicado ao bem-estar dos pés). Pronto para começar?

[caption id="attachment_3224" align="aligncenter" width="405"]Reflexologia - Reflexoterapeuta Monik Ornellas Reflexoterapeuta Monik Ornellas
Imagem gentilmente cedida pela Terapeuta[/caption]




BLOG PÉS PERFEITOS: Olá Monik Ornellas.
O Blog Pés Perfeitos agradece por você dispor um pouco do teu precioso tempo para esta conversa. Para começar nossa entrevista gostaria que você se apresentasse para nossos leitores. Conte-nos sobre sua formação, e em que região você atende.


MONIK ORNELLAS: Olá! Meu nome é Monik Ornellas, sou Aromaterapeuta e Terapeuta corporal há mais de 10 anos, focada na área de Medicina Chinesa. Trabalho com Shiatsu, Reflexologia, Reiki, Watsu entres outras. Minha área de atuação é no Rio de Janeiro.


BLOG PÉS PERFEITOS: Esta entrevista é direcionada para pessoas interessadas por Reflexologia, mas é provável que seguidores do blog que não conhecem sobre o assunto possam estar acompanhando. Você poderia definir de forma simples e didática, para pessoas leigas e que estão tendo o primeiro contato com esta técnica, o que é Reflexologia e Reflexoterapia, e quais principais benefícios?


MONIK ORNELLAS: No nosso corpo temos diversos mapas do tesouro, rs. O tesouro do nosso Bem Estar, do Reequilíbrio. A Reflexologia é um desses mapas. Em nossos pés: planta dos pés, dorso e parte interna e externa dos pés, temos pontos que são reflexos de cada região do corpo físico, dessa forma, nos torna possível utilizar esses pontos para diagnosticar e tratar todos os sistemas corporais.

A Reflexoterapia é o tratamento de diversos desequilíbrios físicos, emocionais e mentais pelo uso da Reflexologia.

Seus benefícios são os mais diversos, porém, ao longo dos anos tenho percebido um resultado imediato no metabolismo: melhora da circulação sanguínea, liberação de líquidos, toda a parte digestiva, incluindo a excretora. Esses são resultados mais imediatos, porém, ela reorganiza diversos processos dentro de doenças crônicas, agudas e ainda maximiza qualquer tratamento paralelo o qual o cliente esteja se submetendo.


BLOG PÉS PERFEITOS: Você poderia nos contar como descobriu a Reflexologia e porque decidiu se especializar no assunto.


MONIK ORNELLAS: A Reflexologia veio dentro da minha formação de Shiatsu, há mais de 10 anos atrás, além de outros cursos de formação na área. Me especializei na prática devido aos resultados que ela apresenta.


BLOG PÉS PERFEITOS: A Reflexologia trata e auxilia no tratamento de vários males, mas talvez devam existir situações em que ela não é indicada. Caso existam você poderia citá-las para nossos leitores?


MONIK ORNELLAS: Todas as lesões e problemas que estejam localizados nos pés e/ou mãos (no caso da Palmar). Grávidas, adolescentes e crianças podem receber, porém é necessário que o terapeuta evite determinados pontos. Em caso de câncer, dependendo do grau e localização do mesmo, pode auxiliar e muito no processo, em casos agudos, é totalmente contra indicado. Em casos de artrite e artrose, localizada nos pés, é indicada, porém, não é confortável.


BLOG PÉS PERFEITOS: Como já sabemos o Blog Pés Perfeitos é um blog sobre cuidados com os pés. Diga para nossos leitores se existem problemas na região dos pés aos quais a Reflexoterapia pode auxiliar no tratamento. Cite alguns.


MONIK ORNELLAS: Sim, quase todos eles com exceção das lesões de tendões, articulares ou musculares. A Reflexologia trata esporão, joanetes, fascite plantar, dores e rigidez nos tornozelos e etc.


BLOG PÉS PERFEITOS: Você ministra um curso teórico e prático sobre Reflexologia. O que geralmente os alunos interessados pretendem ao adquirir os conhecimentos? Qualificação profissional ou existem outras motivações?


MONIK ORNELLAS: Já recebi de tudo, rs. Profissionais querendo incrementar seu ramo de trabalho (tais como manicure, podóloga e terapeutas diversos), pessoas que querem uma terapia para começar uma nova carreira na vida, homens que desejam cuidar e massagear suas esposas e vice-versa. Outras que amam receber massagem e decidem fazer o curso a título de conhecimento e etc.


BLOG PÉS PERFEITOS: Existe algum pré-requisito para quem deseja se qualificar nesta área?


MONIK ORNELLAS: Nenhum. E meu objetivo é que nunca tenha. É uma terapia muito simples, segura, rápida, direta e eficaz para os mais diversos problemas e acredito que quanto mais pessoas puderem aprendê-la a fim de utilizá-la para cuidar do outro, sejam pais, marido, amigos ou clientes, mais nosso mundo se tornará um lugar melhor para vivermos em harmonia.


BLOG PÉS PERFEITOS: Na descrição do seu curso de Reflexologia cita que ele é focado em Metafísica. E na grade consta que um dos conteúdos a ser tratado é sobre a doença sob o ponto de vista Metafísico. Qual a vantagem desta abordagem em um tratamento?


MONIK ORNELLAS: A vantagem vem da forma como nós observamos os sintomas do outro. Dentro do curso tenho um cuidado e foco muito direcionado para o diagnóstico, para o desenvolvimento do olhar em relação à dor do outro. Dentro desse olhar, por exemplo, o terapeuta compreende de forma subliminar que aquele cliente que reclama de prisão de ventre, está de forma inconsciente expondo sua dificuldade de "deixar ir" na vida, sejam elas coisas, pessoas, situações ou sentimentos.

De posse de tal conhecimento, os alunos percebem que as dores e/ou doenças, além de não serem vilões, são aliados do próprio Bem Estar, pois são como um pedido de SOS de nós, para nós mesmos. Dessa forma, percebem que não existem sintomas isolados e que o corpo é um enorme complexo que troca informações entre si não só em nível físico, mas também mental e emocionalmente, de uma forma real. E assim, podem tratar do outro de forma mais completa.


BLOG PÉS PERFEITOS: Falando agora sobre o mercado de trabalho para Reflexoterapeutas. Imagine se fosse retirada toda a estrutura que você tem hoje para atuar nesta área e só sobrassem os conhecimentos, habilidades e experiências que você tem. Imagine se você pudesse começar novamente. Quais atalhos que você usaria para começar de forma adequada nesta profissão e que sirvam de dicas para quem está iniciando?


MONIK ORNELLAS: Procuraria todos os tipos de pés para praticar. De tamanhos, formatos e texturas diferentes. Quanto mais melhor e, de preferência sem cobrar, tal como um prazo de experiência de 3 meses para si próprio, afim de afinar a técnica, fazer estudos de casos e conhecer a terapia em que está trabalhando de cabo a rabo, do avesso e, além disso, criar um valor e segurança próprios como profissional. Esse processo de três meses, se feito de forma séria e focada, é o tempo necessário para que o terapeuta possa se sentir seguro o suficiente afim de se tornar um profissional realmente capacitado para cuidar do outro.

E, fazer outros cursos na área, com outros professores, de técnicas e percepções diferentes, além de procurar livros com abordagens diferenciadas na área.


BLOG PÉS PERFEITOS: Monik Ornellas, o Blog Pés Perfeitos agradece por sua importante participação. E para encerramento desta entrevista aproveite e deixe seu recado a quem está pensando em procurar um tratamento através da Reflexologia ou para quem quer conhecer mais sobre o assunto.


MONIK ORNELLAS: A maioria das pessoas que já receberam Reflexologia num SPA, por exemplo, receberam na verdade, massagem nos pés. A Reflexologia de verdade, é focada em diagnóstico e tratamento do corpo e a consequência direta disso é o relaxamento e bem estar.

Então se deseja um tratamento de Reflexologia, busque indicações de um Reflexologista especializado.

Obrigada à oportunidade.

Abraço!

Monik Ornellas


Mais sobre o Trabalho de Monik Ornellas:


Monik Ornellas possui consultório na cidade do Rio de Janeiro. Para entrar em contato e saber mais detalhes sobre atendimento seguem os telefones: 21 3129-1129 / 7299-5060

Para mais sobre os serviços oferecidos visite este link.

Além do trabalho como Terapeuta. Ela administra as Fanpages Reflexologia Podal e Palmar e o Site Aromas e Sinergias onde você poderá encontrar mais informações de contato, serviços, cursos e até produtos para Aromaterapia.

Então gostou da entrevista? Então deixe seu comentário no formulário abaixo e também compartilhe com seus amigos!!!

12 comentários:

  1. Mais uma ótima entrevista. Parabéns a Terapeuta e ao blog pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Aspectos muitos importantes sobre Reflexologia foram relatados pela Monik Ornelass. Parabéns pela entrevista

    ResponderExcluir
  3. Maria Tereza Natal Martins25 de outubro de 2013 17:43

    Tenho respeito e admiração pelo trabalho desta profissional.Pois foi através dela que conheci a terapia.aproveito para agradecer o muito que me ensinou.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Maria Tereza! Muito sucesso no bem estar que vc proporciona a tantos outros! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo feedback Rodrigo! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Sandra!!!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pelo seu comentário Rodrigo.

    ResponderExcluir
  8. Que belo encontro aqui no Blog.

    Bom saber que existe gente disposta a proporcionar bem estar ao próximo. Parabéns Maria Tereza!

    ResponderExcluir
  9. Rita de Cássia Monteiro.26 de outubro de 2013 14:25

    Parabéns Monik pelo sucesso e seu profissionalismo.É uma honra dizer que aprendi demais contigo e que tenho uma grande admiração e respeito pela pessoa que és.Um grande bj.

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer aqui a todos os comentários e a Terapeuta Monik Ornellas pela excelente contribuição.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.