quarta-feira, 6 de novembro de 2013

REFLEXOLOGIA - Entrevista com a Reflexoterapeuta Regina Pereira

Olá! Bem-vindo ao Blog Pés Perfeitos!

Chegamos a última entrevista da série sobre Reflexologia, desta vez a especialista convidada é a Reflexoterapeuta Regina Pereira. Espero que você obtenha benéficas informações sobre Reflexologia passadas pela Terapeuta. Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer a todos os Terapeutas que contribuíram com seus conhecimentos tornado este evento possível.

E caso você ainda não tenha acompanhado as outras entrevistas você pode acessá-las, após esta leitura lógico, através dos links abaixo:



Entrevista com a Reflexoterapeuta Regina Pereira



"Tomar conhecimento do motivo que desencadeia tal enfermidade, é sem duvida o ápice para o autoconhecimento, difícil mesmo é a escolha entre continuar vivendo na falsa sensação de proteção que a zona de conforto nos dá, ou arriscar com novas atitudes, desafiando a si mesmo no difícil e gratificante treino de novas habilidades."

Regina Pereira




Resumo: Como já citado, a Terapeuta convidada deste artigo é a Regina Pereira (dados para contato e consultas com o terapeuta veja no fim desta publicação). Nesta entrevista falaremos um pouco de sua trajetória, de aspectos gerais de Reflexologia e também do uso da Reflexoterapia em casos de desiquilíbrios emocionais. Pronto para começar?

BLOG PÉS PERFEITOS: Olá Regina Pereira.
Primeiramente o Blog Pés Perfeitos gostaria de agradecer por você dispor um pouco do seu tempo para fornecer informações importantes para nosso público. Acredite que será de grande valia para quem acompanha o blog. Para começar nossa entrevista gostaria que você se apresentasse para nossos leitores. Conte-nos sobre sua formação e em que cidade você atende.


REGINA PEREIRA: Olá, gostaria primeiramente de agradecer e elogiar a iniciativa do blog, pela abordagem de um assunto pouco repercutido, mas com um alcance de resultados enorme. Meu nome é Regina Pereira, sou formada pela CRASEF no curso de Reflexologia Aplicada na Saúde Emocional e Física, e no Instituto Sol no curso de Auriculoterapia. Atualmente atendo na Zona Leste de São Paulo.


BLOG PÉS PERFEITOS: O intuito desta entrevista é atingir pessoas interessadas em Reflexologia, mas é possível que seguidores do blog que não conhecem nada sobre o assunto possam estar acompanhando também. Você poderia definir de forma simples e didática, para pessoas leigas e que estão tendo o primeiro contato com esta técnica, o que é Reflexologia?


REGINA PEREIRA: A Reflexologia faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, é uma técnica simples, não evasiva e muito eficaz. Através de pressão em pontos específicos dos nossos pés, é possível tratar regiões doentes do nosso corpo. Os estímulos refletem nas áreas afetadas do nosso organismo por intermédio dos terminais nervosos existentes nos nossos pés. Esta terapia estimula o SNC a equilibrar as funções dos sistemas do nosso corpo, melhorando o funcionamento e ajudando o organismo a desvencilhar-se das enfermidades. Esta terapia tem por objetivo tratar o individuo como um todo, não se limitando apenas a abordagem dos sintomas, mas, através de um programa personalizado, busca solucionar a causa, e o mais importante, sempre abordando a parte emocional do paciente.


BLOG PÉS PERFEITOS: Agora nos diga como a Reflexologia surgiu em sua vida, como foram os seus primeiros passos nesta área e por que você decidiu se especializar no assunto.


REGINA PEREIRA: Conheci esta terapia através da minha irmã Cecilia, que também é Reflexoterapeuta. Na época precisávamos de uma terapia complementar para uma pessoa da nossa família. Quando vi os resultados, fiquei muito curiosa em saber que relação tinha os nossos pés com os resultados obtidos, então não deu outra, me inscrevi no curso em Sorocaba, e a cada mês que passava a paixão ia aumentando, ao final de um ano pude comprovar como a Reflexologia tinha mudado a minha vida no quesito "carreira", pois dois anos antes da minha formação, gerenciava uma franquia de prestação de serviço no setor de informática e nunca imaginava entrar para a área da saúde! Hoje, não me vejo fazendo outra coisa, pois presenciar pessoas dando a volta por cima, desvencilhando-se e/ou sabendo lhe dar com seus problemas físicos e emocionais não tem preço!


BLOG PÉS PERFEITOS: Vivemos em um mundo cada vez mais agitado e cercado de tarefas que podem nos estressar. É provável que um indivíduo que, por exemplo, trabalhe nos grandes centros, em algum momento de sua vida possa ser acometido por diversos tipos de problemas emocionais como depressão ou ansiedade. A questão é: A Reflexologia pode ser indicada, mesmo que de forma complementar, para pacientes com algum tipo de desequilíbrio emocional?


REGINA PEREIRA: Com toda certeza! Tem demonstrado ótimos resultados no tratamento de depressões leves e moderadas, sabe quando tudo em nossa volta fica preto e branco? Sessões regulares com um plano de tratamento personalizado preparado por um profissional capacitado e um empenho do paciente, pode sim Colorir tudo de novo! Isso porque nos nossos pés existem pontos que baixam ansiedade, tratam os "medos", estimulam a criatividade e o organismo a regular os hormônios, aumentam a autoestima... É bom ressaltar que a Reflexoterapia deve complementar o tratamento do paciente, e não substituir.


BLOG PÉS PERFEITOS: Ainda sob o aspecto emocional. Quais são as maiores queixas de pacientes que procuram seu atendimento?


REGINA PEREIRA: Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão leve e moderada.


BLOG PÉS PERFEITOS: Neste cenário quais benefícios a Reflexologia pode proporcionar quando aplicada? Ela também pode ser usada na prevenção de problemas emocionais?


REGINA PEREIRA: Os primeiros benefícios observados são: a melhora do sono, a liberação das toxinas e a sensação de relaxamento e bem estar. Esta etapa é essencial para que o corpo comece a “se curar”. Após algumas sessões, podemos observar relatos de melhora considerável no funcionamento do intestino, TPM, dores e espaços maiores entre uma crise de melancolia e outra. É bom esclarecer, que o tratamento não segue nesta ordem, pois cada pessoa reage de uma forma singular ao tratamento.

A Reflexoterapia pode e deve ser usada na prevenção de várias doenças. Tenho atualmente pacientes fiéis, que em algum momento de suas vidas obtiveram através desta terapia resultados importantes para uma qualidade de vida, e que nunca abandonaram. Se imaginarmos que toda doença antes de ser física é emocional, é fácil compreender o porque delas não abandonarem, pois esta terapia não se resume apenas em 50 minutos de estímulos reflexos, mas desafia o paciente a uma mudança de dentro pra fora, fazendo com que ele revise e reestruture sua forma de pensar, agir e sentir o mundo em sua volta. Tomar conhecimento do motivo que desencadeia tal enfermidade, é sem duvida o ápice para o autoconhecimento, difícil mesmo é a escolha entre continuar vivendo na falsa sensação de proteção que a zona de conforto nos dá, ou arriscar com novas atitudes, desafiando a si mesmo no difícil e gratificante treino de novas habilidades.

Tem uma pergunta simples que circula pelas redes sociais, que exemplifica bem o quero dizer: "Você quer ter razão, ou ser feliz?" Deixo esta pra vocês refletirem, e se precisarem de uma ajudinha, a reflexo pode te dar!


BLOG PÉS PERFEITOS: Para obtenção de resultados quanto tempo ou quantas sessões de Reflexoterapia são indicadas para o paciente começar a notar um avanço positivo na diminuição de um problema emocional?


REGINA PEREIRA: É muito relativo, visto que cada organismo responde dentro de um período, sendo impossível precisar. Recomendo inicialmente oito sessões, com duração de 50 minutos cada e com a frequência de 1 a 2 vezes por semana, (de acordo com o Estado do paciente). Ao término desse período, o paciente é reavaliado e direcionado a uma proposta de continuação ou apenas de manutenção.


BLOG PÉS PERFEITOS: Agora de uma forma geral. Quais outros tipos de doenças que com maior frequência as pessoas procuram tratamento pela Reflexoterapia e quais benefícios elas podem obter através deste tratamento?


REGINA PEREIRA: Nossa! Vou citar as mais frequentes, mas vale ressaltar que a Reflexologia pode tratar a maior parte das doenças: Esporão, Colite, Rinite, Artrite, Artrose, Inflamação no Nervo Ciático, dores nas pernas TPM, Menstruação desregulada, Lombalgia, Enxaqueca, entre tantas outras.

A melhora como já disse anteriormente, depende de pessoa pra pessoa, podendo ser parcial ou total. O mais surpreendente no tratamento, é que em uma única sessão, o profissional trata várias queixas, e ao final de um período, o paciente perceberá uma melhora na sua saúde como um todo, e não apenas na enfermidade que o motivou a procurar a terapia.


BLOG PÉS PERFEITOS: Mudando de assunto. Que dicas você daria para quem quer conhecer mais sobre a Reflexologia com intuito de se profissionalizar?


REGINA PEREIRA: Fazer um curso de Formação em uma boa instituição, gostar de pessoas e ser dedicado. Pois se pensarmos que cada pessoa é única, logo, o tratamento dela também. Isso exige tempo e disposição, mas posso assegurar: É muito gratificante.


BLOG PÉS PERFEITOS: O Blog Pés Perfeitos agradece por sua participação Regina Pereira. E para encerramento desta entrevista aproveite e deixe seu recado a quem está pensando em procurar um tratamento através da Reflexologia ou para quem quer conhecer mais sobre o assunto.


REGINA PEREIRA: Costumo dizer para as pessoas que a Reflexologia tem que ser experimentada, só quem se permite conhecer saberá o quanto é válido e eficiente, portanto, se dê este presente, seja para um tratamento ou simplesmente para aliviar o stress do dia a dia, Você Merece!


Mais sobre o Trabalho de Regina Pereira:


Regina Pereira atende na Zona Leste de São Paulo. Para saber mais informações você pode ligar para 9526 96750 (Operadora TIM).
Além do trabalho com Reflexoterapeuta. Ela administra a FanPage Reflexologia, Qualidade de Vida, onde você poderá encontrar dicas sobre Reflexologia, Saúde e Bem Estar.








Espero que você tenha gostado de toda a série de entrevistas e que o Blog Pés Perfeitos tenha contribuído de alguma forma para disseminação da Reflexologia. Agradecimentos especiais novamente aos Terapeutas Douglas Miguel, Iveth Barajas, Monik Ornellas, Djalma de Oliveria e Regina Pereira.

Então gostou da entrevista? Então deixe seu comentário no formulário abaixo e também compartilhe com seus amigos!!!

16 comentários:

  1. Comno bem citado pela terapeuta, toda doença antes de ser física é emocional. E a reflexologia pode ajudar neste sentido.
    Ótima entrevista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bem observado Paulo!
    Agradeço o comentário!

    ResponderExcluir
  3. Márcia Figueiredo8 de novembro de 2013 00:42

    Os distúrbios emocionais podem ser portas para muitas doenças. Uma terapia que ajuda a combater estes disturbios é de grande valia.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a entrevista. Parabéns a Terapeuta.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Márcia é importante combater os distúrbios emocionais para que eles não se fortaleçam.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário Sandra!

    ResponderExcluir
  7. Como a terapeuta Regina Pereira mesmo disse a reflexologia pode ser usada na prevenção de várias doenças. Acredito que inclusive de forma complementar as doenças psíquicas.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço por sua contribuição Rodrigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. É verdade Márcia, saber lidar com as emoções é um privilégio de poucos e um poderoso remédio, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Rodrigo, a Reflexo complementa o tratamento, obrigada!
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a Terapeuta Regina Pereira pela excelente contribuição para este blog e a todos que compartilharam seus comentários.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada! É sempre bom compartilhar e aprender. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. parabéns ao blog pés perfeito e a reflexoterapeuta Regina Pereira pela brilhante entrevistaEu também tenho parte de minha formação pelo CRASEf sendo que fiz o curso na Barra da Tijuca RJ .

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.