Post divigation

Unhas encravadas – Como cuidar

As mulheres gostam de frequentar salões que oferecem o serviço de manicure e pedicure, porém sofrem muito quando se deparam com o problema de unhas encravadas. Esse é um mal que atinge muitas pessoas, tanto mulheres quanto homens, independente da idade, causando dor e desconforto, principalmente na hora de calçar um sapato fechado. As unhas, geralmente encravam, pois um pedaço delas, normalmente o canto das unhas, entra na carne, machucando a pele. Muitas vezes, as pessoas não percebem o porquê do encravamento das unhas, por isso, preferem ajuda de um profissional para resolver o problema.

Porém é importante conhecer os fatores que podem causar unhas encravadas para prevenir o surgimento desse problema.

unhas encravadas

Existem alguns fatores que podem ocasionar a unha encravada. Dentre os fatores, os mais comuns de ocasionar o encravamento das unhas são:

  • Crescimento inadequado da unha causado pelo corte curvado ao realizar a higienização das unhas. Quando as pessoas utilizam o cortado de unha, devem tomar cuidado para não cortar as unhas de uma maneira que faça com que encravem na hora de crescer.
  • Quando ocorre uma lesão nos dedos causada por pancadas ou pelo uso de sapatos apertado pressionando o local, os cantos das unhas podem entrar no tecido do dedo.
  • Outro motivo que pode causar o encravamento das unhas são as infecções bacterianas no local, no entanto é um fator raro de ocorre.

Como tratar:

A melhor maneira de tratar é a prevenção. Sendo assim, evite os cortes curvados das unhas, use sapatos adequados e cuidado com pancadas e lesões nos dedos.

Se mesmo com as prevenções, as unhas encravarem, existe alguns tratamentos que podem aliviar a dor e desencravar as unhas.

  • Se a unha estiver ligeiramente encravada, desinfete uma tesoura com ponta fina e corte o canto da unha que está machucando a pele.
  • Quando o encravamento for mais profundo, provocando vermelhão no canto do dedo e pus, procure ajuda médica, pois em alguns casos é necessária a retirada do canto encravado através de uma pequena cirurgia.
  • Geralmente para retirar a unha encravada, a pessoa necessita deixar em repouso, os pés em água morna. Após um período, o uso de uma tesoura ou alicate ajuda na retirada. Quando isso acontecer, use uma solução antisséptica para desinfetar o dedo, evitando inflamações.

É importante desinfetar qualquer instrumento utilizado na retirada dos pedaços de unhas encravadas, pois assim, evita contaminações por bactérias e vírus que causam danos na vida da pessoa.

AVISO

As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

Um comentário sobre “Unhas encravadas – Como cuidar

  1. Para retirar unha encravada, e outras enfermidades, há o profissional da área de saúde conhecido como PODÓLOGO, profissional este que não é médico MAS É o qualificado para este tipo de tratamento, inclusive, tratamento de rachaduras nos pés, calos, calosidades, etc.
    O médico tem a sua função e a de PODÓLOGO não é uma das qualificações médicas. Portanto, só quis deixar este recado para enriquecer este belo artigo escrito por você e pela página bem esclarecedora que você coloca à nossa disposição aqui na internet. Meus parabéns e que continuem, sempre, prosperando.

Comentários estão fechados